DJI

Cuidados Básicos

Publicado originalmente no Jornal da ACIAS de Outubro/2009


Em épocas de internet recebemos artigos, matérias e e-mails com nomes de autores trocados, ou até sem os referidos, chegando até a receber artigos escritos por nós mesmos, mas com a indicação de outros como autor.

Recentemente recebi um e-mail contendo uma mensagem enviada por um advogado que teve os documentos roubados, contendo uma série de conselhos importantes referentes a medidas a serem tomadas nesses casos.

Infelizmente não consegui encontrar o devido autor, motivo pelo qual não darei no presente artigo os devidos créditos. Seguem os conselhos:

1. Não assine a parte de trás de seus cartões de crédito. Em vez disso, escreva 'SOLICITAR RG'. (Assim, deve o comerciante sempre conferir se o portador do cartão é o titular do mesmo)

2. Coloque seu número de telefone de trabalho em seus cheques, ao invés de seu telefone de casa. Se você tiver uma Caixa Postal de Correio use esta em vez de seu endereço residencial. Se você não tiver uma Caixa Postal, use seu endereço de trabalho. Coloque seu telefone celular ao invés do residencial.

3. Tire Xerox do conteúdo de sua carteira. Tire cópia de ambos os lados de todos os documentos, cartão de crédito, etc. Saiba sempre a numeração do talonário de cheques que carrega.Você saberá o que você tinha em sua carteira e todos os números de cartões, conta e números de telefone necessários para cancelar a avisar de eventual ocorrência de roubo/furto. Mantenha a fotocópia em um lugar seguro. Também leve uma fotocópia de seu passaporte quando for viajar para o estrangeiro. Sabe-se de muitas histórias de horror de fraudes com nomes, CPF, RG, cartão de créditos, etc... roubados.

4. Sempre somos informados que devemos cancelar nossos cartões de crédito imediatamente após uma ocorrência. A chave é ter os números de telefone gratuitos e os números de cartões à mão, assim você sabe quem chamar. Mantenha estes onde você os possa achar com facilidade (e separados dos cartões).

5. Abra um Boletim Policial de Ocorrência (B.O.) imediatamente na jurisdição onde seus cartões de crédito, etc., foram roubados. Isto prova aos credores que você tomou ações imediatas, e este é um primeiro passo para uma investigação (se houver uma), e para comprovar não ter responsabilidade sobre eventuais contratações e débitos.

Mas aqui está o que é talvez mais importante que tudo:

6. Chame imediatamente o SERASA através do telefone (0xx11) 3373-7272, e o SPC através da Associação Comercial (com cópia do boletim de ocorrência em mãos) para pedir que seja colocado um alerta de roubo/furto em seu nome e número de CPF. O alerta serve para que qualquer empresa que confira seu crédito saiba que sua informação foi roubada, e eles têm que contatar você por telefone antes que o crédito seja aprovado.”

Importante que todas medidas acima sejam tomadas imediatamente, sendo que, no caso de Sumaré, a notificação ao SPC pode ser realizada através da ACIAS, que fica situada na Rua Antônio Jorge Chebab, 1212.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Contrato de investimento: Sociedade em Conta de Participação

Modalidades de extinção do contrato de trabalho

Direitos do consumidor: garantia de produtos e serviços